O Voluntário e o Serviço Voluntariado.
“Voluntário é a pessoa que impulsionada pelas suas convicções cívicas e/ou humanitárias e/ou religiosas tem o firme desejo de doar-se e, dedica parte do seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de assistência ao próximo necessitado e ao bem estar social.”
O voluntário encontra a principal motivação, para o exercício do voluntariado, na sua satisfação pessoal.
O trabalho voluntário gera uma realização pessoal, um bem estar interior originado do prazer de servir a quem precisa. É um sentimento de solidariedade e amor ao próximo aliado com a importância de sentir-se socialmente útil.
É algo que vem de dentro da pessoa voluntária e faz bem às demais pessoas. No trabalho voluntario todos ganham: o voluntário; a pessoa que recebe a doação do voluntário; a Entidade Beneficente que, com a ajuda voluntária, consegue atingir seus objetivos; e a sociedade.
O serviço voluntário é uma realidade antiga no Brasil e, desde 1998, há Legislação específica para a prática do voluntariado – Lei de Voluntariado nº 9.608 de 18/02/1998 – que rege as relações entre a Entidade Filantrópica e a prestação do serviço voluntário.
Seja um Voluntário
FALE COM A SOABEM